Dogtel - School, Resort and Spa Fisioterapia / Reabilitação Animal

Fisioterapia / Reabilitação Animal

Os benefícios da fisioterapia são diversos. Está comprovado que há uma melhoria da função e qualidade do movimento, redução da dor, edema e complicações, aumento da rapidez de recuperação, aumento da força, amplitude de movimentos, endurance e performance, possível redução de custos para o dono, implicações psicológicas para o dono e para o animal, melhora e prolonga a qualidade de vida, prevenção de outras lesões., diminuição da necessidade de medicamentos anti-inflamatórios, melhora ou preservação dos músculos, nervos e função articular.

Lá se foi o tempo em que os animais tinham problemas ortopédicos e ficavam debilitados devido à ausência de tratamentos adequados para recuperação. Nos últimos dez anos, a fisioterapia veterinária tem se tornado bastante forte em Portugal, fazendo com que um número cada vez maior de médicos veterinários procure especialização na área.

Fisioterapia, prática tão utilizada nos humanos e com resultados tão positivos, chega então à região, promovida pelo empreendedorismo do Dogtel – Consultório Veterinário, um espaço que vem adicionar a um conjunto de outros serviços de exceção para animais, agora mais esta valência.

Técnicas Utilizadas no DOGTEL:

Estão disponíveis técnicas terapêuticas semelhantes às já utilizadas pela fisioterapia humana, passiveis de ser utilizadas em cães, gatos e cavalos.

Podemos referir:

  • Crioterapia que é a utilização do frio como tratamento, onde é mais comum utilizar bolsas de gelo ou bolsas térmicas para aliviar a dor ou diminuir edemas.
     
  • Cinesioterapia, que deve fazer parte de qualquer plano de reabilitação e é bem aceita pela maioria dos animais, inclui alongamentos, exercícios com bola, caminhadas, corridas, etc. Já a termoterapia é a utilização do calor para cicatrização óssea e controlo da dor, onde podemos citar o infravermelho e o ultrassom terapêutico, sendo este o mais utilizado.
     
  • Eletroterapia que consiste no uso de correntes elétricas para uma variedade de propósitos, incluindo fortalecimento muscular, melhora da função do membro e controle da dor. O Laser terapêutico é empregado principalmente para controle da dor, na cicatrização de feridas e no reparo ósseo.
     
  • Hidroterapia que tem sido reconhecida pelos seus benefícios na reabilitação de seres humanos e agora está crescendo em popularidade na reabilitação de pacientes animais de pequeno e de grande porte. Por causa das propriedades da água, a realização de exercícios submersos torna-se diferente dos exercícios realizados fora da água, e permite uma intervenção mais cedo, com pacientes sendo capazes de começar a se movimentar com alguns dias de cirurgia, com pouco ou nenhum risco de novas lesões. Para o paciente animal, exercitar-se na água permite o alívio da dor das articulações, bem como a sustentação precoce do peso nos membros fracos ou dolorosos.
     
  • Laserterapia é muito utilizada na fisioterapia veterinária. Os animais com osteoartrose/ artrose/ osteoartrite se beneficiam muito com a aplicação de Laser, que auxilia no controle da dor e da inflamação. Além disso, também pode ser usado para incentivar a consolidação óssea em casos de cirurgias. Muito utilizado na analgesia, processo anti-inflamatório, cicatrização, aumento da circulação sanguínea e sistema linfático, redução de edemas e regeneração dos nervos periféricos. 
     
  • Ultrassom é usado para tratamentos de alcance profundo. Indicado alivio da dor, diminuição contraturas articulares, espasmos musculares, condições inflamat´rias agudas e crónicas, estimulação da regeneração dos tecidos, aumento fluxo sanguíneo e aceleração e reparo ósseo 

Todos os procedimentos são realizados por um Médico Veterinário Especializado.